Resultados da segunda sondagem no Vilametal!

Qual a relevância actual do Rock Nordeste?
Votos: 54
Resultados:
-É "só" o maior evento musical do ano em Trás-os-Montes 10 (18%)
-É uma boa iniciativa mas a léguas das primeiras edições nos anos 90 20 (37%)
-Nenhuma 2 (3%)
-Do quê?! 15 (27%)
-Uma excelente forma de promover a cidade junto dos reputados elementos do júri 7 (12%)

15 comentários:

Ilídio Marques disse...

Faz-me lembrar o da minha terra, chamado de "Festival de Bandas de Barcelos - Barcelos Para a Música".
É cada coisa que se vê, que nem ao Diabo lembra. Acreditem que preferia mil vezes o Rock do Nordeste.

Anyway, acho que Vila Real beneficiaria muito mais com um Ciclo de Concertos de Bandas Nacionais, todos ou quase todos os meses. Um equivalente ao Subscuta e ao Sons de Vez.

Carlos Catalão disse...

O Rock Nordeste teve uma enorme tradição na década passada. Era efectivamente o maior festival regional de música e havia toda uma aura mágica que envolvia o nome "RN". Havia respeito e curiosidade.

Hoje o Rock Nordeste é encarado quase como uma anedota. Seja pela mentalidade de "Portugal dos pequeninos" espelhada no tratamento ultra-ultra-ultra VIP proporcionado ao júri, em contraponto com a patente falta de condições oferecida às bandas (ainda se lembram da qualidade do som no palco exterior? recordam-se da cara das bandas perante tão deprimente realidade?).

Seja pelos discursos finais de auto-bajulação, pelos constantes atrasos ("o júri ainda está a jantar") ou pela veia pimba latente nas últimas apresentadoras, o festival vem decaíndo em qualidade e relevância.

E sim, é lógico que Vila Real precisa urgentemente de uma sala digna para realizar concertos ao longo do ano.

Depois não se queixem que o pessoal queira "bazar" daqui...

Ilídio Marques disse...

O que mais me custou em Vila Real, desde que cá estou a estudar, foi não ter concertos frequentemente. Culturalmente, é muito fraca. Para não falar que o Teatro é uma fachada. Só o que é de fora é que é bom, deve ser o lema deles. Com o dinheiro que gastam em alguns nomes, fariam concerto no Auditório Pequeno com alguma regularidade, isto é, maior que actualmente.
Mas isto é uma conversa que dá pano para mangas ui ui.

João Aires disse...

O drama, parece-me, é o de imaginar que, aos olhos dos responsáveis autárquicos, eventos como o Rock Nordeste - já de si, uma iniciativa sem grande expressão regional - preenchem a gravíssima lacuna que a cidade tem em termos de concertos e fomento de actividades culturais/musicais.

Vila Real não era a "capital do rock"?

Guilhermino Martins disse...

Eu já fiz chegar a minha opinião - que sinto, aliás, ser partilhada por imensas pessoas - a quem de direito.

Resta-me, pois, a esperança de que as coisas podem melhorar.

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo o que foi dito sobre o Rock Nordeste "dos nossos dias"! Mas a verdade é que é o único evento do género que ainda vamos tendo e assim sendo, em vez de tanto criticar devíamos era nutrir, orientar e ajudar a tornar aquele evento algo digno. Temos visto lá muito boas bandas e muitas mais veremos se este evento continuar, crescer e melhorar. Para isso devíamos-nos organizar e apresentar na CM de Vila Real, nomeadamente ao Eng. Meireles as nossas reivindicações, bem como as nossas propostas e a nossa disponibilidade para ajudar a organizar um festival/concurso de música em condições!
A verdade é que o meu discurso é menos agressivo porque participei neste evento no ano passado e... fui o vencedor! Mas partilho das mesmas preocupações e muitas das críticas. A apresentação do evento é pior que a do Dança Comigo, as condições sonoras não são as melhores (mas também nunca o são neste tipo de eventos onde tocam várias bandas) e os prémios não serão muito aliciantes. Quanto ao júri, não tenho grande coisa a dizer - foram bonzinhos para mim, hehe! É gente "importante" do mundo da música e não é todos os dias que se consegue reunir um grupo assim.
O que eu acho mesmo mal neste evento é a promoção do mesmo. A nível nacional quase ninguém sabe de nada e o aspecto gráfico do pouco material promocional é de fugir!!!
Por tudo isto e muito mais, apelo aqui a todos os interessados que nos organizemos numa espécie de comissão capaz de apresentar argumentos à CM de VRL para que o próximo Rock Nordeste, o de 2010 uma vez que este já está a "andar", possa vir a ser tudo o que nós desejamos e merecemos!

pe7erpanic

Anónimo disse...

tenho muita pena,sinceramente das pessoas que aki dizem só ..... nao percebem nem sabem do que estao a falar,cada vez temos mais liricos em vila real na questao musical e organizaçao de eventos...mandem-se aos leos caramba mostrem o vosso melhor porque falar é muito fáçil e fazer criticas muito mais,pelo menos se ainda fossem construtivas era muito bom...enfim LIRICOS deixem-se disso

João Aires disse...

"Anónimo", desculpa, mas terás de aprender a escrever Português - com a devida pontuação - para que a tua mensagem passe.

Ah, e parece-me que há aqui comentários de pessoas com algum traquejo na organização de eventos.

O Rock na Bila é que, pelos vistos, teve 50 pessoas na plateia, não foi? Imagino que isso seja um sucesso segundo os parâmetros dos responsáveis...

É a tal "lírica" de que tanto falas no teu comentário...

Anónimo disse...

Meu amigo João,afinal nao foi preciso escrever um bom portugues pra ficar ofendido com poucas palavras e frases mal escritas...
pra um bom potugues meia palavra basta como se costuma dizer.
Voce confundiu a estrada da beira com a beira da estrada,o que é que o rock na bila ou a bila no rock tem a ver com o festival de bandas chamado rock nordeste? (concurso aberto a todas as bandas do país),e o bila rock o rock na bila como lhe keira chamar foi um festival de bandas dos alunos das escolas secundarias de vila real.
mais uma vez peço desculpa mas continuam a ser os mesmos liricos e com falta de informaçao.
E ja agora onde estao os iluminados das organizaçoes de festivais ou outro tipo de eventos que tanto defendes,onde estao e quem sao,pois sao akeles que apenas sabem dizer mal das iniciativas tomadas em VILA REAL por internet pois é que agora estamos todos no futuro das altas tecnologias e vamos começar a tocar e organizar festivais por internet e computadores portateis é mais fácil nao é????
enfim..............

Vilametal disse...

Marcha de Vila Real

A marcha de Vila Real é da autoria do Padre Ângelo do Carmo Minhava, que escreveu a letra e compôs a música. Esta marcha foi tocada pela 1ª vez em 1948.

1

Ornada de tantas galas,
Oh! abram alas:
uma princesa.
É filha de um rei troveiro,
Sonho primeiro
d'aurea beleza.
O nome cheio de encanto,
que eu amo tanto,
também o diz!
Real de aspecto e de graça
a sorrir para quem passa
a filha de D. Dinis.


3

À tua sombra descansa,
deposta a lança,
Bravo Espadeiro;
Ai! guardas que eu jazigo
o grande amigo
do Rei primeiro!
a tua Santa Madrinha
foi a Rainha
Santa imortal
que num sorriso de amor
te converteu numa flor
do jardim de Portugal

2

Tens filhos, linda princesa,
tua nobreza
sempre herdaram,
e nos campos de batalha
nunca à metralha
costas voltaram:
é ver o bravo Araújo
aquele Marujo
Diogo Cão...
Pelotas e Alves Roçadas
brandiram suas espadas
a lutar pelo teu brasão


Coro:

Vila Real
Oh! que linda és;
tens o Corgo aos pés
em adoração:
Vila Real
como és gentil
Canta-te o Cabril
beija-te o Marão:
Vila Real, Vila Real, Vila Real

;)

João Aires disse...

Caro "amigo" Anónimo,

O Rock na Bila e o Rock Nordeste partilham a mesma organização. No caso do primeiro, sendo ou não um concurso limitado apenas a bandas das escolas da cidade, a verdade é que teve pouquíssimo público. E porquê? Falta de divulgação. E de quem é a culpa da falta de divulgação?

90% das pessoas com quem falei sobre o Rock na Bila responderam-me com um gigantesco ponto de interrogação. E de quem é a culpa? Dos líricos com falta de informação ou dos responsáveis organizativos?

A resposta parece-me óbvia.

Quanto ao Rock Nordeste...quando o elemento vencedor da edição 2009 escreve o que escreveu, sem papas na língua (e bem haja ele pela frontalidade), o que será preciso dizer mais?

Quer-me parecer que te prendes demasiado aos "líricos" e ao advento da sociedade de informação nas tuas argumentações. A verdade é que, com bom ou mau "potugues" há verdades que custam a ler e ouvir mas capacita-te de que há concertos e festivais organizados pela internet com mais público do que o Rock na Bila ou o Rock Nordeste. E isso, meu "caro", é algo tão real, como a falsa sensação que tens do teu anonimato.

Anónimo disse...

TENHO PENA QUE OS VILA REALENSES TENHAM UMA MENTALIDADE MUITO PEQUENINA,DESCULPA A SINCERIDADE,MAS NAO DEIXAS DE SER UM LIRICO AINDA MAIOR,FALAM MAL DE TDO E DE TODOS,DIZEM QUE FAZEM MAS NAO FAZEM NADINHA,DE NADA MESMO UM CRITICA O OUTRO VAI ATRAS,LINDO DE SE VER E LER,VILA REAL-MENTALIDADE-0
MUSICALIDADE -PENA DE ALGUNS LIRICOS PK AINDA SE FAZ ALGO EM VILA REAL...
NESTE CASO FORA,PK OS ORACLE TIVERAM QUE SAIR DE VILA REAL E MESMO ASSIM SAO CRITICADOS POR VÓS,COM MUIA PENA MINHA DEVIDO Á VOSSA MENTALIDADE PEKENA.

FESTIVAIS ORGANIZADOS COM MAIS PUBLICO,MELHORES CONDIÇOES,MELHORES PREMIOS...ORGANIZADOS POR NET ONDE????

VENCEDOR O ANO PASSADO E DE LOUVAR SER DE VILA REAL,POIS FOI U NICO QUE CONCORREU,PENA AS PALAVRAS QUE ESCREVEU MAS NAO FALA MAL DA ORGANIZAÇAO,SÓ NA RELAÇAO PUBLICIDADE E MARKTING DO FESTIVAL,E COMO É UMA PESSOA QUE GRAÇAS A DEUS NAO PRECISA MUITO DE DINHEIRO O PREMIO PRA ELE FOI POUCO,MAS PRONTO...

SE ME CUSTA OU NAO LER O QUE DE MAL SE DIZ DAS INICIATIVAS TOMADAS EM VILA REAL POUCO ME INTERESSA.APENAS LAMENTO O FACTO DE NAO HAVER NINGUEM COM CORAGEM PRA FAZER QUAQUER TIPO DE INICIATIVA PRA PODER ELEVAR O NOME NO PANORAMA NACIONAL EM QUESTOES MUSICAIS E ORGANIZATIVAS

ENFIM OLHA SABES O QUE TE DIGO
SUBSCREVO O COMENTARIO DO SITE,PK PRA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA

DA-LHE MUSICA É O QUE TE ESTOU A FAZER PENA NAO SABER O HINO DA MINHA ALDEIA PK TAMBEM TO TRANSCREVIA NA BOA

E JA AGORA QUANDO TIVERES UM EVENTO ORGANIZADO POR TI AVISA PODE SER QUE TE BOTE UMA MAO,NEM QUE SEJA PRÁ CRITICA...

SAUDAÇOES MUSICAIS...

Anónimo disse...

"EU ACHO QUE SE ESCREVER EM CAPS AS PESSOAS ME VÂO DAR MAIS ATENÇÂO!!! SIM PORQUE EU TENHO RAZÃO E SEI DO QUE FALO!!!! VILA REAL MENTALIDADE 0 MAS PONTUAÇÂO -10.

LÍRICOS, SiNDES UNS LÍRICOS METAM O HINO DA MINHA ALDEIA BOTE UMA MAO E VIVA MAIDEN E METALLICA BLIND ZERO SPEED E FUCKNESS!!!!

LÍRICOS, SÓ LÌRICOS!!!


Cada palhaço que se apanha aqui...

Parece que esta votação tem dado que coçar.

E as eleições está à porta...

Anónimo disse...

E as eleições ESTÃO à porta..., aliás.

Anónimo disse...

JA NÃO É DE AGORA, E PELOS VISTOS TORNA-SE REGRA:

A PEDIDO DA ORGANIZAÇÃO ENVIAMOS A NOSSA CANDIDATURA, NÃO PORQUE GOSTAMOS DO ROCK NORDESTE, MAS SIM PELO FACTO DE PODER TOCAR E APRESENTAR O NOSSO TRABALHO EM VILA REAL, CIDADE NATAL E QUE NUNCA NOS DEU MAIS DO QUE NADA!!!
JÁ FUI PREMIADO NO PASSADO COM 2 BANDAS, SENDO K NUMA DELAS TOQUEI "VIRTUALMENTE"...
ACONTECE AGORA QUE CADA VEZ MAIS SE NOTA, JÁ SEM QUALQUER TIPO DE FANTASIAS....ENFIM...
A IDEIA É MESMO MOSTRAR ALGO POBRE QUE O POVO VEJA SO PARA DIZER QUE SIM E ABANAR A CABEÇA "TIPICO DE VILA REAL"...ENQUANTO UNS DITOS BENFEITORES DO FESTIVAL SE RIEM PERANTE TUDO E TODOS NESSA NOITE!!!
SEJAM DIGNOS E DEIXEM O ROCK NORDESTE SER O QUE UM DIA JÁ FOI...LEMBRO-ME DE TEMPOS NO CAMPO DO CALVÁRIO POR EXEMPLO!!!

TRISTE A SENA MUSICAL EM VILA REAL ANDAR DE RASTOS DEVIDO AO FACTO DE QUEM A PROMOVE APENAS OLHAR PARA OS EUROS INERENTES AO TRABALHO DOS OUTROS!!!!ENFIM...SÓ FICO DESCONTENTE PELA TAMANHA ARROGÂNCIA DESSAS PESSOAS....QUE DA MÚSICA NUNCA PERCEBERÃO MAIS DO QUE NADA, POR MAIS QUE TENTEM!!!

TOCAREMOS NA PRAÇA SE FOR NECESSÁRIO!!!!!


ITALIAN0THEE